As secções bilingues
Na origem, uma escola pioneira: a escola Garcia da Orta (Porto) que começa no início do ano escolar de 2003 a experimentar um ensino de uma ou mais disciplinas em língua francesa no âmbito de um projeto do estabelecimento.
O protocolo de cooperação educativa franco-portuguesa assinado, pelos dois ministros da Educação, a 10 de abril de 2016, em Paris, prevê que novos estabelecimentos sejam autorizados a criar secções europeias no âmbito de uma experimentação que começa no inicio do ano escolar 2006/2007 e define um acompanhamento pedagógico das Direções Gerais da Educação (DRE) articulado com o da cooperação linguística e educativa da Embaixada de França em Portugal.
As Secções Europeias de Língua Francesa estão abertas ao 3° ciclo do «ensino de base» (Ensino Básico – EB3) do 7°ao 9° (correspondente ao collège français do 5° ao 3°) e no “Ensino Secundário”» (Ensino Secundário – ES) do 10° ao 12° (correspondente ao liceu francês da “Seconde a Terminale).
Prevê-se :
- Um reforço do horário de francês com uma aula suplementar.
- Uma aula de uma ou duas DNL (Disciplinas Não Linguísticas) em francês em conformidade com o programa português.
- Uma validação por um certificado anexado ao diploma de fim de estudos do ensino de base ou do ensino secundário e com a possibilidade de se apresentar ao DELF escolar A2, B1 ou B2.
As disciplinas não linguísticas actualmente ensinadas nos estabelecimentos são: história, geografia, educação artística, educacao tecnológica, matemática, filosofia, físico-química, educação cívica e teatro.
Consultar a página respeitante às secções europeias de língua francesa sobre o site do Ministério da Educação em Portugal.