Programa de Apoio à Publicação
Calendário
Dossiê completo a ser enviado até dia 2 de fevereiro de 2025
Data da comissão: 19 de março de 2025
Elegibilidade
O PAP destina-se a obras de língua francesa sob direitos publicados em França por conta do editor em: literatura, ciências humanas e sociais, ensaios e documentos, livros infanto-juvenis, banda desenhada, teatro e poesia.
Será dada prioridade a títulos de autores contemporâneos nos domínios da literatura infantil, da banda desenhada e das ciências humanas e sociais.
Os livros técnicos, científicos e os manuais não são elegíveis.
Apoio do Institut français
Este programa de apoio à edição abrange a cobertura dos direitos (parciais ou totais) negociados entre editores franceses e portugueses.
O montante do apoio solicitado deve situar-se entre 500 e 5 000 euros.
Modalidades de candidatura e de seleção
O Institut français du Portugal recebe as candidaturas e faz uma pré-seleção e hierarquização dos dossiês que serão submetidos ao Institut français de Paris.
Os projetos apresentados são, em seguida, estudados numa comissão composta por peritos do setor da edição francesa e por representantes do Institut français e do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros.
A comissão estará particularmente atenta aos seguintes critérios:
- Qualidade da obra e a importância desta na criação e no pensamento francês contemporâneos;
- Trabalho e implicação do editor estrangeiro para desenvolver ao longo do tempo uma política de tradução e de publicação de autores franceses;
- Qualidade da tradução e referências do tradutor;
- O editor estrangeiro tem que respeitar os compromissos assumidos quanto à promoção e à distribuição da obra;
- Assunção de riscos pelos editores estrangeiros (primeira tradução, reputação do escritor, género pouco conhecido).
O Institut français Paris dará prioridade a uma seleção de autores vencedores do premio do Festival du Premier romande Chambéry, e aos títulos da seleção “Shoot the Book” Jeunesse 2024. Para obter a lista completa destas obras, é favor contactar o setor cultural (contacto no final deste artigo)
Importante
- A comissão não concede qualquer ajuda a obras que já tenham sido publicadas ou em vias de ser impressas. A publicação deve situar-se pelo menos três meses depois da data da respetiva comissão.
- Os editores locais devem obrigatoriamente prevenir os editores franceses da possibilidade de entrega da candidatura, isto com o objetivo de justificar o adiamento do pagamento durante a espera e até à decisão da comissão. Um título, cujo valor já tenha sido pago junto do editor francês não poderá ser apresentado.
Apresentação de candidaturas
Para serem estudadas, as editoras portuguesas têm de submeter um dossiê de candidatura via o formulario google de candidatura incluindo os seguintes anexados no final desta página :
- O formulário de inscrição, a preencher neste LINK
- Uma cópia do contrato de cessão de direitos assinado pelos dois editores envolvidos em inglês ou em francês e que indica claramente, em números exatos, o valor da cessão de direitos. Cartas de acordo, contratos em branco ou parcialmente assinados não são aceites.
- Um orçamento equilibrado em termos de despesas e receitas, em euros, datado e assinado pela editora estrangeira. Uma cópia em inglês também está disponível. Este documento pode ser descarregado no final deste artigo.
Contrapartida
- Em contrapartida da ajuda acordada, o editor português compromete-se a mencionar em cada exemplar da obra apoiada: « Cet ouvrage a bénéficié du soutien du Programme d’aide à la publication de l’Institut français. ».
- O editor português compromete-se ainda a enviar seis exemplares do livro publicado ao Institut français du Portugal, sendo que um dos exemplares será depositado nos arquivos do Institut français de Paris.
- O editor português compromete-se a fornecer um relatório da publicação dos projetos apoiados, com base numa grelha que será enviada após a publicação.
Resultados
Os resultados da comissão serão comunicados às editoras pelo Institut français du Portugal.
O apoio oferecido pelo Institut français (Paris) será diretamente atribuído aos editores franceses. O Institut français (Paris) informa os editores franceses, por correio, dos títulos e montantes definidos pela comissão e paga a fatura total no momento da receção da mesma.
Contacto
Pauline Beaumont, Assessora de cooperação cultural e audiovisual – pauline.beaumont@ifp-lisboa.com
PAP Maria Lamas (PAP Local)
O PAP Maria Lamas é o programa de apoio à publicação do Institut français du Portugal, destinado a apoiar diretamente os editores portugueses nas suas iniciativas editoriais. Através deste programa, o Institut comparticipa diversas despesas à escolha dos editores, como design, tradução, impressão, entre outras, mediante apresentação de faturas comprovativas. Este apoio, no entanto, é altamente seletivo e só pode ser concedido após a publicação do livro.
Os editores interessados em candidatar-se ao PAP Maria Lamas devem preencher o mesmo formulário de candidatura utilizado para o PAP do Institut français Paris. Ainda assim, recomenda-se fortemente que os candidatos entrem em contacto com o Institut français du Portugal para manifestar o seu interesse e apresentar detalhadamente o seu projeto.
guillaume.boccara@ifp-lisboa.com
Embora seja dada especial atenção a títulos nas áreas das ciências humanas e sociais, este critério não é exclusivo, permitindo a submissão de projetos de outras áreas.