
“Through My Window” de JR

A Underdogs lança, em março, uma colaboração com o aclamado artista francês JR. A galeria traz para Lisboa o trabalho artístico e comunitário de JR, desafiando-nos com a questão: pode a arte mudar o mundo?
A programação inclui:
- a exposição individual JR: Through My Window, apresentando 36 litografias;
- o Inside Out Project, que convida o público a participar numa experiência artística; e uma colaboração inédita com o artista português Alexandre Farto aka Vhils.
A exposição individual de JR estará patente na Underdogs Gallery de 28 de março a 19 de abril. JR: Through My Window apresenta o trabalho do artista de forma retrospetiva, reunindo 36 litografias das suas instalações de grande escala.
Cada peça carrega uma história social e comunitária, narrada pelo próprio JR, cujos testemunhos em áudio podem ser acedidos através de vários QR Codes ao longo da exposição. Sobre a obra Empreinte, Chauvet, France, 2023, o artista revela: “Transformei a minha mão numa grande escultura que instalámos na entrada da caverna de Chauvet, nas montanhas. Esta ideia da impressão da mão surge do desejo de deixar uma marca na sociedade.”
JR começou por criar arte nas ruas de Paris, atravessando depois fronteiras e trabalhando por todo o mundo. No mapa exposto na galeria, os visitantes poderão ter uma visão global da sua trajetória e impacto, acompanhando os diferentes pontos geográficos que percorreu.
Desde a ilusão ótica no Museu do Louvre, em Paris, até à intervenção na prisão de alta segurança de Tehachapi, na Califórnia, JR divide o seu tempo entre a criação de obras monumentais e projetos com comunidades locais, em campos de refugiados, zonas de conflito e outros lugares onde escolhe usar a arte como ferramenta de transformação sociopolítica.