Révolutions Xenakis
De 3 Dezembro 2022 a 27 Março 2023
Exposição Révolution Xenakis
Até 27 de março 2023 – Galeria de Exposições Temporárias – Museu Calouste Gulbenkian
Esta exposição integra as comemorações do centenário do compositor Iannis Xenakis na Fundação Gulbenkian, destacando as arquiteturas do som concebidas por Xenakis ao longo da sua carreira.
Révolutions Xenakis, uma exposição coproduzida com a Philharmonie de Paris, celebra as numerosas facetas de um dos artistas mais férteis da segunda metade do século XX, Iannis Xenakis. Grego, naturalizado francês, Xenakis foi um criador na vanguarda da modernidade mais radical.
Compositor, arquiteto, engenheiro, entusiasta da matemática e da informática, foi pioneiro em vários domínios, como a música eletroacústica ou a computação musical. Os seus espetáculos de luz e som conquistaram um vasto público e a vitalidade do seu portefólio, composto por quase 150 obras, jamais desvaneceu.
Révolutions Xenakis : projeção de filme e conversa
11 de fevereiro – Auditório 3 – Fundação Calouste Gulbenkian
Integrada nas comemorações do centenário do compositor, arquiteto, engenheiro e matemático Iannis Xenakis (1921/1922-2001), a exposição Révolutions Xenakis é o ponto de partida para a projeção do documentário premiado Xenakis Revolução: O Construtor de Sons (2022).
O documentário constrói-se em torno da vida e obra do compositor franco-grego, pioneiro no campo da música eletrónica e criador dos mais inovadores espetáculos de luz e de som. São reveladas imagens inéditas de arquivo, filmagens das suas performances musicais e entrevistas com familiares, amigos e investigadores.
A projeção é seguida de uma conversa com Mâkhi Xenakis, filha do compositor e curadora da exposição, e Benoît Gibson, especialista na obra de Xenakis e autor de vários estudos acerca do compositor, incluindo dois ensaios publicados no catálogo que acompanha a exposição.
Concerto – Instalação
26.02 – Fundação Calouste Gulbenkian
“Bohor” de Iannis Xenakis. Concerto pelo Ensemble DME