Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

As companhias francesas no Festival FIMFA

  Evento passado
De 18 Maio a 4 Junho 2023
Lisboa

A 23.ª edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza-se em Lisboa, de 18 de maio a 4 de junho, uma produção da companhia A Tarumba – Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

Como sempre, apresenta o melhor da criação francesa.

 

Companhia Scopitone & cie

Cédric Hingouët e a sua companhia Scopitone fazem parte da história do FIMFA e da Tarumba. Estiveram presentes desde os primeiros anos do FIMFA, com os seus aparelhos vintage e versões muito livres e pessoais de contos clássicos.

  • Salut les Scopains – 18.05.2023 – 21h30 – São Luiz Teatro Municipal, Sala Bernardo Sassetti

Os excêntricos e loucos DJs marionetistas da Scopitone & Cie trarão 45 discos e LPs da sua coleção, bem como objetos fetichistas e outras surpresas, mas o kitsch está garantido! Uma boa maneira de redescobrir os “clássicos” dos anos 50 até aos dias de hoje, num ambiente eletrizante. Estes DJ’s kitscho-sexy vão aquecer o ambiente e incendiar a pista de dança!

  • Blanche Neige – 19 e 20.05.2023 – 19h30 – São Luiz Teatro Municipal, Sala Mário Viegas

Sapatilhas, sapatos de salto alto, sabrinas ou mocassins… o importante é encontrar o sapato certo. A Branca de Neve sabe-o, mas a sua madrasta, a Rainha, prefere vê-la numa caixa do que ao espelho. Por isso, ela usa todos os truques possíveis para se manter no poder. Mas usar demasiada graxa para a fazer brilhar leva a uma rápida queda do seu pedestal, ou como diz o provérbio português: “Não há sapato bonito que não dê em chinelo feio.”

 

Companhia Jamais 203

A companhia Jamais 203 desenvolve diferentes projetos artísticos, entre o teatro, as artes de rua e o cinema, no Théâtre Epidaure, em Bouloire no Sarthe. Fundada em 1997, o seu trabalho privilegia a proximidade, o convívio e o intercâmbio com o público. A imagem, o teatro, o objeto e a música estão no centro das suas criações. Apresentou os seus espetáculos em toda a França e na Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Hungria, Canadá, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

  • Le Cinerotic – 19 e 20.05.2023 – 17h | 21.05.2023 – 14h30 – São Luiz Teatro Municipal, Sala Bernardo Sassetti

Ação, riso e sensualidade! Com Le Cinerotic, a empresa Jamais 203 propõe uma viagem sensual, semelhante às antigas atrações de feira dos pioneiros do cinema. Uma invenção composta por três cabinas de projeção individuais para espectadores que gostam de… bicicletas! Depois de ter visto À Bout de Souffle e de se ter identificado com Godard, Belmondo, Tati, Hitchcock e James Bond, o cineasta Roger Toulemonde convida todos os espectadores do FIMFA para um novo género cinematográfico: o cinema erótico numa bicicleta.

 

Companhia Les Antliaclastes

Les Antliaclastes é uma companhia fundada e dirigida pelo americano Patrick Sims. Caracteriza-se por uma mistura única de técnicas e estilos de marionetas, máscaras, máquinas e bandas sonoras em vários projetos de cinema, teatro, instalação e música, reunindo artistas e técnicos dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Irlanda e França.

La Batrachomyomachia ou la Guerre des grenouilles et des rats (A Batracomiomaquia ou Guerra das Rãs e dos Ratos) é uma paródia épica cómica da Ilíada, quase unanimemente atribuída por autores antigos a Homero, embora esta origem seja atualmente controversa. A palavra Batracomiomaquia tornou-se um termo para descrever uma discussão absurda, tal como a expressão “uma tempestade num copo de água”.

Um sapo tocador de banjo e a sua mulher rato cantam o poema satírico, enquanto manipulam marionetas e paisagens em miniatura. Apesar da rivalidade ancestral entre sapos e ratos, este casal consegue resolver o seu amargo conflito casando-se, como explica a popular canção anglo-americana Froggy Went a Courtin.

Combinando muitas técnicas de manipulação de marionetas com música ao vivo, Batrachomyomachia é um tributo às tradições orais do drama satírico grego e das canções populares americanas.

Espectáculo ao vivo