Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Obra de Alice Zeniter representa França na Noite da Literatura Europeia

"Eu sou uma rapariga sem história"
12 Outubro 2024 (19:00)

No dia 12 de outubro, entre as 19h e as 23h30, a freguesia de Carnide vai acolher o serão literário mais intenso da capital. A Noite da Literatura Europeia, organizada pela EUNIC Portugal, convida os participantes a conhecer algumas das obras que marcam a literatura europeia contemporânea. Nesta 12.ª edição, estão representados autores de 18 países europeus, que serão lidos e interpretados por intérpretes portugueses em locais emblemáticos da cidade, com a estreia da Dinamarca e da Bélgica. Este ano, em parceria com a Europa Criativa, a experiência estará também disponível para os visitantes com deficiências auditivas, através de um percurso com sessões acompanhadas de interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

A França (Institut français du Portugal/Alliance Française de Lisbonne) irá apresentar na Casa do Coreto, excertos do romance “Eu sou uma rapariga sem história” de Alice Zeniter. A interpretação será feita pela atriz Fernando Paulo.

 

OBRA

Uma rapariga sem história (Je suis une fille sans histoire)

Já eu, chamo-me Alice Zeniter, sou escritora e vou falar-vos da narrativa ao longo de uma centena de páginas. É um tópico importante para mim, não apenas porque o meu ofício é escrever histórias, mas porque as histórias, as narrativas constituem uma parte enorme das nossas existências e nós passamos pouco tempo a estudá-las.

edição portuguesa BCF Editores – tradução Maria João Madeira

 

AUTORA

Alice Zeniter

Alice Zeniter nasceu em 1986. Depois de estudar literatura e teatro durante vários anos, abandonou a universidade para se dedicar à escrita. Publicou seis romances, entre os quais Sombre Dimanche (prémio do livro Inter, 2013), Juste avant l’Oubli (prémio Renaudot des lycéens, 2015), l’Art de perdre (prémio Goncourt des lycéens, 2017) e Comme un empire dans un empire, publicado em 2020. Em 2022, publicou também um (estranho) ensaio narratológico Toute une moitié du monde.

 

ATRIZ

Fernanda Paulo

Fernanda Paulo nasceu em 1984 na cidade das Caldas da Rainha. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Mestre em Teatro – Artes Performativas (Teatro/ Música) pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Estreou-se como atriz em 2001. A sua carreira tem vindo a evoluir nos dois polos artísticos, o do Teatro e o da Música, que se cruzam constantemente na maioria dos trabalhos em que participa.

 

LOCAL

Casa do Coreto

A Casa do Coreto transformou uma antiga oficina de serralharia num espaço de programação de projetos artísticos. Um espaço cultural diferente, à espera dos encontros entre tempos e entre pessoas, que oferece teatro, marionetas e projetos artísticos para e com a comunidade. A Casa do Coreto é um equipamento da Junta de Freguesia de Carnide, sob gestão da Lua Cheia – Teatro para Todos, ao abrigo de um protocolo estabelecido com a freguesia.

 

Descarregar a brochura

Brochura NLE 2024 pdf
Livro