Novembre Numérique 2024
De 1 a 30 Novembro 2024
Mais uma vez, este ano, novembro será digital!
Ao longo do mês, convidamo-lo a explorar a cultura digital para descobrir as suas múltiplas facetas: musicais, artísticas, experimentais, filosóficas, profissionais, lúdicas…
Música antes de tudo: experimentações sonoras.
Novembro Digital já começou no dia 25 de outubro com o festival de música eletrónica Semibreve em Braga, o epicentro das artes digitais em Portugal. A compositora de origem grega Christina Vantzou, membro do INA-GRM, grupo pioneiro de pesquisa em música concreta e um laboratório de experimentação sonora único no mundo, apresentou o seu projeto “The Reintegration of the Ear” no Theatro Circo.
No dia 8 de novembro, no centro cultural gnration em Braga, a performance créature do compositor e programador francês Matthias Puech irá mergulhar-nos no seu universo, onde as ferramentas de criação ganham autonomia. A performance será precedida por uma conferência e um debate com o filósofo francês Morgan Morcel na Universidade do Minho, discutindo a questão da máquina como criadora.
No dia 9 de novembro, em Lisboa, a Culturgest recebe o Coletivo Jeux Sonores, com um espetáculo concebido por Clément Canonne e Sébastien Roux, onde os intérpretes brincam a sério com os sons para revelar novas formas de inventar, escutar e compreender.
Imagens e jogos na Alliance française de Lisboa e do Porto.
No dia 12 de novembro, a Alliance Française de Lisboa e a Alliance Française do Porto convidam os alunos de francês e o público em geral a explorar a criatividade digital com a exposição Escape, que será apresentada em Lisboa no Terceiro Andar, o novo espaço da Alliance française de Lisboa. Através de vídeo, RV e documentário, todos serão convidados a descobrir as potencialidades lúdicas e reflexivas das culturas digitais.
Ateliês em torno das obras expostas serão organizadas no dia 21 de novembro, no evento Raparigas in Tech, promovido pela Alliance française e pelo Lycée français Charles Lepierre, para incentivar as jovens a superarem as barreiras culturais e a considerarem uma carreira em tecnologia.
A exposição Escape também será destacada no salão de estudos em França Destino França no dia 23 de novembro, promovido pelo Instituto Francês de Portugal, onde são esperados entre 150 e 200 jovens interessados em conhecer instituições de ensino superior francês.