Literatura e cinema : idas e volta
From 26 to 27 Outubro 2023
O estudo das relações entre o cinema e a literatura centrou-se, durante muito tempo, na questão da adaptação da literatura para o cinema, prática relativamente constante na história das artes e sobre a qual se edificaram os Estudos da Adaptação (Adaptation Studies).
Os estudos comparativos ultrapassaram há décadas a aporia das noções de fidelidade/traição (Bazin, 1959) à obra original, nomeadamente sob a influência dos diálogos frutíferos entre os Estudos Literários e os Estudos Culturais – mais particularmente os Estudos Visuais e Intermediáticos.
Nas últimas década, a análise das zonas de contacto entre as duas artes tomou caminhos, extremamente produtivos com o exame de fenómenos/conceitos como:
- a transculturalização, a hibridização ou a canibalização, para estudar representações culturais através da assimilação de fontes literárias do cânone ocidental (Stam, 1989, 2004);
- as relações policêntricas e as redes de intertextualidades e intericonicialidades entre o cinema, a literatura e uma vasta gama de suportes e formatos mediáticos (banda desenhada, séries, jogos de vídeo, etc.); (Baetens & Lits, 2004);
- a novelização, que se debruça sobre o processo de adaptação dos filmes à literatura e das bandas desenhadas ao cinema (Baetens & Cohen, 2019);
- o género da escrita de projeção como modo de articulação, em romances contemporâneos, entre cinema e a literatura a partir da de projeção como dispositivo técnico e processo psíquico (Martin, 2019);
- o papel do “arquivo” (correspondência, rascunhos, apontamentos, etc.) sobre a gênese da escrita do argumento nos processos de transmediação e de adaptação (Brunow, 2022).
- o impacto das escolhas de tradução audiovisual nas adaptações da literatura ao cinema.
Este colóquio tem como objetivo prolongar a reflexão, sobre estas e/ou outras questões, levada a cabo nos últimos anos para melhor apreender a evolução das relações entre cinema e literatura, num espaço cada vez mais complexo, onde coexistem e competem cada vez mais meios de comunicação inter e transmédiáticas, suportes para dispositivos artísticos e sistemas de difusão cultural, para além da edição ou da indústria cinematográfica.
Que tipo de “afinidades eletivas” entre literatura e cinema (Cléder, 2012) revelam e problematizam as dinâmicas culturais contemporâneas? Como escrever depois do cinema (Baetens & Cohen, 2019)? Que práticas existem dentro dos campos culturais inter/transmedia contemporâneos, que tipo de intervenção, que tipo de posicionamento assumem? Quais são os efeitos dessas práticas sobre a categorias tais como o género, a autoria, a autoridade textual, a narrativa, o personagem, etc. na transição do campo cinematográfico para o campo literário e vice-versa? Que tipo de relações existem entre o processo de legendagem dos filmes, os textos literários e as suas traduções?