Festa do Cinema Francês
De 3 Outubro a 30 Novembro 2024
A Festa do Cinema Francês regressa de 3 de outubro a 30 de novembro para a sua 25.ª edição. Realiza-se em 10 cidades portuguesas e programa novas secções.
A Festa do Cinema Francês regressa para a sua 25.ª edição entre 3 de outubro e 30 de novembro. Este ano, o festival irá percorrer dez cidades do país: Lisboa, Almada, Coimbra, Oeiras, Porto, Lagos, Leiria, Setúbal, Beja, São Bartolomeu de Messines.
Em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em Lisboa, a Festa apresenta durante o mês de novembro uma retrospetiva integral do trabalho do cineasta Chris Marker (1921-2012). Desenvolvendo ao longo de seis décadas um cinema essencialmente documental, Marker é autor de um trabalho muito pessoal e de forte pendor ensaístico, que contribuiu decisivamente para a renovação do documentário e tem influenciado sucessivas gerações de criadores. Entre curtas e longas-metragens, como “Sans Soleil” (1982) ou “Level Five” (1995), a retrospetiva revela mais de meia centena de filmes e vídeos, incluindo títulos realizados para a televisão, trabalhos que apontam, invariavelmente, para a procura de novas formas por parte de um criador profundamente original.
Nesta 25ª edição, serão programados dezenas filmes de diferentes géneros e estilos cinematográficos, organizados em diferentes secções. Este ano, são apresentadas duas novas secções: um programa especial composto por filmes de comédia intitulado “Rir à grande e à francesa” e um programa com obras que resultam de coproduções franco-belgas intitulado “Uma Língua, Múltiplos Olhares – a coprodução franco-belga”. Estas novas secções, juntam-se às habituais: antestreias com por obras recentemente estreadas em França e que vão estrear nas salas portuguesas muito brevemente, ou seja, uma oportunidade única para ver na Festa em primeira mão o que ainda vai estrear nos cinema; filmes inéditos, uma seleção de produções recentes cuja distribuição comercial ainda não está assegurada no nosso país; Cinema à Mesa, composta por filmes dedicados à gastronomia; CineJovem e sessões escolares com filmes dedicados ao público mais novo; e a muito celebrada Segunda Chance, uma oportunidade para rever filmes que já estrearam em sala.
Este ano, a Festa do Cinema Francês abre-se a novos formatos e novos géneros, com a organização de um dia especial dedicado às séries e às suas profissões, intitulado “Du film à la série”. Pela primeira vez, profissionais do audiovisual francês e português serão convidados a reunir-se no Palácio de Santos, Embaixada de França, para discutir a produção de séries na Europa e a evolução recente da arte serial, segundo um programa concebido pela curadora Carole Desbarats. O dia será seguido de uma projeção aberta de dois episódios de uma série no Cinema São Jorge.