Festa da Francofonia 2024
De 7 Março a 10 Abril 2024
www.festadafrancofonia.com
Em março de 2024, a francofonia regressa a Portugal!
Doze países francófonos (Andorra, Bélgica, Canadá/Quebeque, Costa do Marfim, França, Líbano, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Senegal, Suíça, Tunísia) unem-se para oferecer uma programação cultural rica e diversificada no país inteiro. A Festa da Francofonia é uma oportunidade única para descobrir as diferentes facetas da língua francesa e das culturas francófonas, através de atividades para todos os gostos e idades.
Este ano, a festa inicia e encerra com grandes nomes da literatura francófona. Dias 7 e 8 de março será lançada em Lisboa e no Porto, a antologia de poemas da luxemburguesa Anise Koltz, traduzida por Regina Guimarães. Continuando na poesia, a Roménia convida, dia 28 de março na FNAC Chiado, o poeta Dinu Flamand para uma conversa com José Manuel de Vasconcelos, Luís Filipe Castro Mendes e Elisabete Marques.
Para os fãs de banda desenhada, a Festa da Francofonia tem a honra de receber o cartunista Charles Berberian na livraria Tinta Nos Nervos dia 13 de março, onde serão expostos os esboços da sua última obra.
O escritor marroquino Abdellah Taïa marcará presença no Porto (FLUP) dias 11 e 12 de março, e em Lisboa (Médiathèque de l’Institut français du Portugal) dia 14 de março numa conversa com Leïla Slimani.
A francofonia é festejada em março, mas excecionalmente este ano, teremos em abril a vinda da escritora quebequense Kim Thúy em Lisboa dia 10 de abril na Nova FSCH.
Para saber mais sobre cada país do mundo francófono, o Village Francophone (Aldeia francófona) está de volta num formato alargado, dia 16 de março no Parque Mayer. Em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António, a tenda do Parque Mayer acolherá todos os países participantes num ambiente convivial cheio de boa disposição para toda a família. No programa, stands, jogos, sorteios, exposições, concertos e o momento mais esperado, o de degustação, onde o público poderá saborear as especialidades de vários países.
Pela primeira vez e para celebrar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a Festa da Francofonia, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Comité Olímpico Português, do Comité Paraolímpico Português e da Academia Olímpica de Portugal, organiza uma manhã desportiva no Parque de Monsanto dia 24 de março. Após um percurso pedestre, serão organizadas atividades ligadas aos Jogos Olímpicos no Anfiteatro Keil de Amaral, com a presença de atletas olímpicos e paraolímpicos.
A Festa da Francofonia não seria festa sem música! O senegal apresenta o Ballet Jammu, um coletivo frenético de músicos e dançarinos de todos os grupos étnicos do Senegal, que atuará durante o Village Francophone, 16 de março no Tenda Parque Mayer.
O programa musical contará também com um recital de duas solistas belgas da Orquestra Sinfônica Juvenil, dia 20 de março na Residência do Embaixador da Bélgica, e um concerto dos coros e orquestras dos liceus franceses de Madrid e Lisboa, dia 18 de março na Museu dos Coches.
Para os jovens, contamos com podcasts, sustentabilidade e cinema de animação!
O Festival Monstra inaugura uma secção francófona na sua programação este ano. Mais de 30 filmes com selo Festa da Francofonia para descobrir de 7 a 17 de março no Cinema São Jorge.
O Liceu francês Charles Lepierre reitera a edição dos seus podcasts sobre a juventude francófona, e em colaboração com a Embaixada do Canadá e a associação Bandeira Azul organizará uma grande operação “francófona” de limpeza de praias dia 26 de março na Costa da Caparica.
Finalmente, a Festa da Francofonia 2024 apresenta duas exposições a descobrir durante o mês de março em Lisboa. A exposição “Caos Ardente” do artista Suíça Yves Hanggi na Galeria Passevite e a exposição de fotografias “Entre son et lumière” do belga Igor Sterpin na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna.
A Festa da Francofonia 2024 é uma iniciativa de países membros ou observadores da OIF com representação diplomática em Portugal (Embaixada de Andorra; Embaixada do Reino da Bélgica; Embaixada do Canadá; Embaixada da Costa do Marfim; Embaixada de França; Embaixada do Luxemburgo; Embaixada do Reino de Marrocos; Embaixada de Roménia; Embaixada do Senegal; Embaixada da Suíça; Embaixada da Tunísia), mas também a Oficina do Québec em Barcelona, a Delegação Valónia-Bruxelas em Portugal, os Institutos Culturais Francês e Romeno e a Associação libanesa Caram.
Esta iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Santo António, a Académia Olímpica de Portugal, do Comité olímpicos Português e do Comité paralímpico de Portugal, da Alliance Française de Lisboa, da APPF (Associação Portuguesa dos Professores de Francês), da APEF (Associação Portuguesa de Estudos Franceses) e do Lycée Français Charles Lepierre de Lisboa.
Viva a Francofonia!