Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Encontro com Barbara Glowczewski

“Uma Estreita Lacuna” é o segundo capítulo da exposição “331 Amoreiras em Metamorfose”, patente no Museu Arpad Szenes — Vieira da Silva.

No âmbito desta iniciativa, e em parceria com o Institut français du Portugal, a antropóloga e etnóloga francesa Barbara Glowczewski é convidada a apresentar a conferência “Metamorfoses rituais e oníricas segundo os Warlpiri do deserto central australiano”, que terá lugar no dia 31 de março, às 18h.

Cada pessoa Warlpiri encarna um espírito-criança semeado na terra por antepassados totémicos – animais, plantas, fogo, água ou estrelas – chamados Jukurrpa, “Dreamings”, Sonhos. Esses espíritos, semeados em nascentes, pedras ou árvores nomeadas, escolhem os seus parentes geração após geração. Esta conceção cosmológica encontra-se em centenas de grupos aborígenes do continente australiano. E, segundo alguns xamãs, cada um de nós aqui na Europa provavelmente também encarna um espírito-filho de um Sonho não-humano de um lugar singular.

 

PROGRAMA

18h00 – Apresentação do programador da sessão Guillaume Boccara.

18h15 – Projeção de excertos do filme “Lajamanu – 40 anos com o Povo Warlpiri”, realizado por Barbara Glowczewski.

18h30 – “Metamorfoses rituais e oníricas segundo os Warlpiri do deserto australiano central”, leitura por Barbara Glowczewski.

19h00 – Conversa com Nuno Faria, André Valécio e Barbara Glowczewski.

Sessão com tradução simultânea

 

Cinema Debate de ideias Livro

 

Institut français du Portugal