Encontro com Abdellah Taïa numa conversa com Leïla Slimani
Evento passado
14 Março 2024 (19:00)
14 Março 2024 (19:00)
Conversa a volta do livro Aquele que é digno de ser amado, do escritor Abdellah Taïa, com a escritora Leïla Slimani. Moderado por Tiago Manaia.
Este livro levanta os temas de uma relação ambivalente com a língua francesa. A língua francesa é tanto um reflexo da dominação da antiga potência colonial como do poder que a língua pode ter como instrumento de emancipação, nomeadamente no contexto marroquino de origem, onde a condição homossexual é objeto de tabus, tensões e violências. Este livro dá continuidade à já rica obra do autor e reforça a coerência de uma intensa pesquisa literária que coloca a questão da relação com a linguagem daquele que foi opressor, mas cujo domínio assegura uma relativa liberdade e abre novas possibilidades de viver o mais livremente possível uma condição sexual não heteronormativa.
Em 2014, publicou o seu primeiro romance com a Éditions Gallimard, Dans le jardin de l’ogre, que foi aclamado pela crítica e nomeado para o Prix de Flore 2014. O seu segundo romance, também publicado pela Gallimard, Chanson douce, ganhou o Prix Goncourt de 2016 e o Grand Prix des lectrices Elle de 2017. Será adaptado ao cinema em 2019, com Karin Viard e Leïla Bekhti como protagonistas. Publicou dois outros romances com a Éditions Gallimard: Le pays des autres (Grand Prix de l’héroïne Madame Figaro 2020) e Regardez-nous danser.