Duas companhias francesas no LEME 2023
Em Ílhavo, de 30 de novembro a 3 de dezembro, decorre a 5ª edição do LEME, um festival inovador que explora as novas linguagens do circo contemporâneo e a criação artística para espaços não convencionais, em busca de diferentes abordagens criativas em confronto com a experimentação. Uma transfiguração do olhar habitual do espaço cultural dos nossos tempos, abrindo portas a novas perspectivas artísticas, com uma aposta na multidisciplinaridade e na diferença, fazendo do festival um espaço de deleite coletivo para todas as idades.
Este ano, apresenta o trabalho de duas companhias francesas
Yin 2.0 – Cie. Monad
30.11.2023 – 21h30 – Casa Cultura Ílhavo
01.12.2023 – 18h – Pavilhão Gimnodesportivo da Gafanha Encarnação
“Yin 2.0” é um espetáculo de dança e malabarismo que cruza tempos, mundos e espaços diferentes entre si, mas que se combinam nesta criação da Cie. Monad. Com a voz de Zuska Drobna e o movimento de Van-Kim Tran, esta performance leva o público a uma espécie de transe contemporâneo, com a coreografia a comandar a hipnose coletiva.
Inertie – Underclouds Cie
01.12.2023 e 02.12.2023 – 18h30 – Pavilhão Gimnodesportivo da Gafanha Encarnação
No centro de “Inertie” está uma escultura gigante, como uma roda cyr em esteróides, desenhada e desenvolvida por artistas de circo e um escultor. Dá vida a um pião descontrolado que vai percorrendo, ao abandono, uma trajetória circular instável, interrompida apenas pelos dois acrobatas, intérpretes, que domam a sua órbita, mas procuram, propositadamente, o desequilíbrio.
Entre instalação e performance, circo e dança, há dois corpos e uma estrutura metálica incompreensível. O resto é gravidade e alguma transcendência, claro.