Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

Conferência de Nastassja Martin

"Acreditar nas feras" e projeção do filme "Tvaïan"
19 Setembro 2024 (19:00)

Em parceria com o Institut français du Portugal, a Culturgest apresenta uma conferência de Nastassja Martin sobre o seu livro Acreditar nas Feras (2019), em diálogo com Cristina Brito, professora associada do Departamento de História da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora integrada do CHAM — Centro de Humanidades.

Nastassja Martin é uma antropóloga francesa que fez as suas pesquisas junto do povo Evens, nas montanhas do Kamtchatka, no extremo oriental da Rússia. Durante uma das suas estadias nesta região, um encontro inesperado e violento com um urso dá lugar a um relato político sobre o que este encontro entre o humano e o animal provoca nos modos de sociabilização das duas culturas que a atravessam — a europeia e a dos Evens. Este relato, publicado no livro Acreditar nas Feras (2019), é uma narração poética que transmite o indizível desta experiência, tanto pelo entrelaçamento entre sonho e realidade, como pela dissolução de fronteiras entre o humano e o não humano.

19.09.2024 – 19h – Culturgest (Pequeno auditório) – Lisboa

Entrada gratuita – Em francês com tradução simultânea para português

 

A conferência é seguida pela projeção do filme Tvaïan, de Mike Magidson e Nastassja Martin.

Em 1989, após a queda da União Soviética, Daria, a chefe do clã Even, decide deixar a sua aldeia e voltar a viver na floresta com os seus cinco filhos. Viajando pelas florestas profundas de Kamchatka, Mike Magidson e Nastassja Martin vão ao seu encontro. Através de uma experiência cinematográfica íntima da sua vida quotidiana, revelam o destino extraordinário desta família que encontrou uma resposta para o colapso de um sistema político, reavivando as suas ligações animistas com os seres e elementos naturais.

19.09.2024 – 21h – Culturgest (Pequeno auditório) – Lisboa

Entrada gratuita – Em francês com tradução simultânea para português

 

Debate de ideias