A Noite das Ideias – Sabóia – Odemira
30 Setembro 2023 (15:00)
Pela primeira vez, a Noite das Ideias se desloca no Alentejo e integra o programa do colóquio Águas Gémeas em parceria com a cooperativa Lavrar o Mar, dia 30 de setembro na “Moagem de Sabóia”
Tropismos, tonalidades, paisagens
A Noite das Ideias insere-se no âmbito do colóquio “Águas Gémeas”, uma realização do Observa – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Odemira e a cooperativa Lavrar o Mar. No âmbito de uma das jornadas de um colóquio sobre a água, que se realiza na Barragem de Santa Clara, em Odemira, organizado pelo antropólogo Pedro Prista, A Noite das Ideias encontra aqui o ambiente para um programa voltado para o pensamento ecológico que tem em conta uma dimensão estética que não se reduz às representações da paisagem. O “Mais”, o regime do excesso e da ultrapassagem dos limites que se exprime no conceito de hipertelia (que é o fio condutor da Noite das Ideias) encontra neste território, e muito particularmente na barragem de Santa Clara, eloquente testemunha da situação de escassez da água) um exemplo do geoconstrutivismo cuja lógica se opõe os recursos naturais, mostrando assim a sua dimensão vertiginosa. É neste cenário que se realiza um programa voltado para o cruzamento das artes performativas com a reflexão sobre questões ecológicas, passando pela “ecopoética” e pela gastronomia.
- 15h – 15h15 – Abertura da Noite das Ideias – António Guerreiro
- 15h15 – 15h45 – Água, Política e Sociedades, Pedro Jacobi
- 15h45 – 16h15 – Antropoceno, Humanismo e Distopia, Viriato Soromenho-Marques (video conferência)
- 16h15 – 16h45 – Fazer os rios falar? Representação literária e novo regime climático de Jean-Christophe Cavallin
- 16h45 – 17h15 – Pausa café
- 17h30 – 18h30 – A escuta política e literária do mundo dos seres vivos
- Conversa com Jean-Christophe Cavallin, Ana Paula Guimarães e António Guerreiro
A velha metáfora do livro da natureza pressupunha a ideia de uma legibilidade que foi sempre sinónimo de dominação desse livro enquanto objecto da palavra do humano. A actual consciência de que é necessário escutar o que o mundo tem para nos dizer (e toda a região de Odemira e da costa vicentina, onde se realiza esta sessão da Noite das Ideias, é hoje dotada de uma enorme eloquência) apela a representações literárias e artísticas dessa fala, assim como ao reconhecimento de entidades da natureza (rios, animais, plantas, etc.) como novos sujeitos políticos.
- 19h30 – P A R A Í S O, Um jantar na Terra. Espectáculo de teatro sensorial de Madalena Victorino, Nuno Salvado e convidados
Uma refeição / reflexão cozinhada em lume brando tendo a Antropologia e o território de Odemira como ingredientes. Um território com as suas questões, interrogações e pesquisas que se come e se bebe. As ideias como delícias, os sabores como teorias, as receitas como conceitos, hipóteses e questões que se transformam em cocktails e pratos deliciosos. E a água sempre presente. Provar as teorias, saborear as perguntas, degustar as verdades e voltar sempre à água. A água, a água.
Um Banquete Performativo que toma a matéria nuclear do colóquio ÁGUAS GÉMEAS como os ingredientes e a substância para uma grande festa em que o alimento também é o pensamento.
Uma criação de Madalena Victorino, Nuno Salvado, Maria Ramos, artistas e chefs de Odemira e não só.
Em parceria com a revista ELECTRA.
Curadoria e moderação de António Guerreiro.