Programas e dispositivos de mobilidade
Os programas e dispositivos do Institut français e do Ministério da Cultura têm por missão encorajar a mobilidade dos artistas e dos profissionais de Portugal para França. Os programas de atratividade agregam o conjunto dos projetos que têm a ver com o favorecimento ao apoio a estes ou a estas, que hoje ou amanhã, têm ou terão, um papel essencial na vida cultural dos respectivos países.
Estes dispositivos destinam-se a três tipos de destinatários :
1. Os artistas – Residência na Cité Internationale des Arts
Os artistasTodos os anos, o Institut français permite a uma seleção de artistas beneficiar de uma residência no coração de Paris, na Cité Internationale des Arts. Este programa de residência destina-se aos artistas internacionais, residentes exclusivamente no estrangeiro, que desejem desenvolver um projeto de investigação e criação em Paris, por um período de três ou seis meses.
Candidate-se aqui !
2. Programadores – Operações FOCUS
Focus é um programa concebido para apoiar os profissionais estrangeiros na identificação dos setores da criação cultural francesa e para encorajar a sua divulgação em todo o mundo.
Em particular, dá acesso a programadores, jovens curadores, críticos de arte, produtores, gestores de espaços culturais, etc. aos mais emblemáticos eventos franceses nas suas disciplinas (festivais, bienais, feiras, etc.) e permite-lhes encontrar profissionais franceses a fim de promover intercâmbios e a cooperação internacional.
Em 2022 :
- FOCUS Danse itinérant – Festival Nomadanse
- FOCUS Cirque et Arts de la Rue
- FOCUS Design Paris/Saint-Étienne
3. Profissionais da cultura que trabalham numa instituição cultural – Estágios
“Courants du Monde”
Os programas de acolhimento e formação Courants du monde oferecem aos participantes a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos sobre a paisagem cultural francesa e as políticas seguidas pelo Ministério da Cultura e os seus parceiros. São também um espaço de diálogo e de intercâmbio em vários formatos entre profissionais franceses e estrangeiros para responder a uma variedade de objetivos: descobrir, aprofundar, construir.