Operações FOCUS
As operações FOCUS são dispositivos lançados pelo Instituto Francês, com o apoio do Ministério da Cultura, que se destinam aos programadores das estruturas culturais portuguesas.
Destinadas a acompanhar os profissionais estrangeiros na sua identificação das esferas artísticas francesas, os FOCUS estão organizadas em parceria com as manifestações aglutinadoras em França ou em torno de parceiros que mobilizam o interesse dos profissionais estrangeiros.
O objetivo das operações é de fazer conhecer os artistas e as suas obras; de favorecer os encontros entre profissionais franceses e internacionais; de iniciar novas sinergias favorecendo a produção e a difusão de criações francesas.
Estas repartem-se nos campos do espetáculo ao vivo para a dança, o teatro e o circo e para as artes visuais e consistem em reunir em alguns dias os profissionais de um sector à volta de um programa/percurso artístico.
Para mais informações, queira consultar o site do Instituto Francês.
FOCUS Espectáculo ao vivo
A quem se destina o FOCUS Espectáculo ao vivo?
Destinada aos programadores do espetáculo ao vivo (Circo, Dança, Teatro), as operações FOCUS reúnem durante alguns dias os actores de um sector, com o objetivo de impulsionar novas sinergias favorecendo assim a produção e a difusão de criações francesas. Apoiadas nos eventos maiores do espetáculo ao vivo em Paris e nas regiões, estes tempos intensos são organizados em parceria com as colectividades locais.
Entrega das candidaturas
Por favor envie um CV e uma carta de motivação ao cuidado da Adida cultural e audiovisual.
Calendário
Nenhum pedido em curso.
FOCUS Artes visuais
A quem se destina o FOCUS Artes visuais?
Este programa destina-se a personalidades do mundo das artes (curadores, críticos de arte, programadores e directores de instituições), de preferência recentemente colocados em postos em lugares identificados, prescritores e inscritos nas redes internacionais. São privilegiados os profissionais qui procuram adquirir e consolidar um bom conhecimento da cena artística francesa e que ainda pretendam desenvolver colaborações, a longo termo, com parceiros e criadores franceses.
Modalidades da estadia
O princípio de organização do FOCUS Artes visuais é o seguinte:
- O grupo é composto por 15 pessoas;
- O financiamento das viagens está assegurado pelo Instituto Francês de Portugal
- O Instituto Francês de Paris financia o alojamento, as viagens no interior do território francês e os almoços. Assegura ainda a organização da estadia, o acompanhamento dos participantes e o acompanhamento do programe de encontros.
- Os jantares e os per diem serão por conta dos participantes.
As visitas e os encontros efetuam-se em inglês, os participantes devem falar perfeitamente esta língua.
Entrega das candidaturas
Por favor envie um CV e uma carta de motivação ao cuidado da Adida cultural e audiovisual.
Calendário
Nenhum pedido em curso.