Saltar para o conteúdo principal
pt

Reunião « Ensino francês em Portugal: balanço e perspetiva » – 19 de dezembro de 2024

A embaixadora de França em Portugal, Sra. Hélène Farnaud-Defromont, reuniu os principais intervenientes do ensino francês em Portugal, com a participação dos conselheiros dos franceses residentes no estrangeiro e do deputado da 5ª circunscrição, Stéphane Vojetta (conectado remotamente desde Paris). O objetivo desta reunião foi apresentar à comunidade educativa e aos parceiros do ensino francês, bem como à oferta educativa em língua francesa em Portugal, um ponto de situação sobre os dispositivos existentes e refletir sobre as perspetivas de desenvolvimento, uma prioridade estabelecida pelo Presidente da República Francesa e pelo Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros (MEAE).

O encontro visou clarificar as prioridades do MEAE para o desenvolvimento do ensino em e da língua francesa em Portugal, e partilhar um balanço com os representantes da Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro (AEFE), os responsáveis pelos diversos estabelecimentos franceses no país e os representantes dos encarregados de educação.

As perspetivas de expansão e reforço desta rede foram também discutidas. A rede de estabelecimentos de ensino francês em Portugal encontra-se bem posicionada, inserida numa dinâmica que valoriza percursos educativos internacionais de elevado valor acrescentado. Esta rede integra plenamente a oferta educativa de excelência internacional, atendendo à crescente procura por ensino francês, tanto por parte da comunidade francesa residente, como de famílias portuguesas e de outros públicos internacionais.

A França possui a maior rede escolar fora das suas fronteiras, com 600 estabelecimentos homologados no início do ano letivo de 2024, distribuídos por 138 países, o que reflete o compromisso do país em promover a educação francófona a nível global.

 

Francês