Programa francês no Porto/Post/Doc 2024
Cinémathèque idéale des banlieues du monde (CiBM)
A ‘Cinémathèque idéale des banlieues du monde’, desenvolvida desde 2021 pelo Centro Pompidou e pelos Ateliers Médicis a partir de uma ideia original da cineasta Alice Diop, com o apoio do CNC e de numerosos parceiros, tem como objetivo contar a história dos subúrbios a partir de uma variedade de perspectivas. Questiona a lógica da representação, contribui para o reconhecimento de obras e artistas e ajuda a escrever outras histórias do cinema, por meio da programação, de programas de investigação e formação, bem como de projectos de produção e restauro de filmes.
Com este convite para o Porto/Post/Doc, a ‘Cinémathèque idéale des banlieues du monde’ é apresentada pela primeira vez fora de França, na sua forma mais completa. De 26 a 29 de novembro, as quatro sessões propostas reflectem os movimentos que atravessam as questões em jogo neste programa, redescobertas no coração do festival: preservação de um património, a transmissão de práticas e as questões sociopolíticas que atravessam o cinema de hoje e a produção contemporânea.
CiBM – Produção Francesa e Portuguesa Contemporânea
Projeção de filmes de artistas do atelier Jeune Création, organizado todos os anos no âmbito da ‘Cinémathèque idéale des banlieues du monde’, sobre a questão do exílio e dos países de acolhimento, em conjunção com um cineasta Luso-Suíço contemporâneo.
CiBM – Património
Por meio de filmes emblemáticos do corpus, cuja diversidade de influências, formas e épocas contam a história do espaço mutável em que se situam os filmes da ‘La Cinémathèque idéale des banlieues du monde’, a sessão questiona a representação dos bairros periféricos ao longo de várias décadas.
CiBM – Jean-Gabriel Périot
A obra de Jean-Gabriel Périot é permeada pela questão do território e dos lugares em que se ancora, para melhor interrogar a memória e revelar os seus vestígios. Em Se souvenir d’une ville, Périot desvenda as histórias de cineastas muito jovens que, em 1994, durante o cerco da sua cidade, Sarajevo, nunca pararam de filmar, numa tentativa de afastar o horror e tentar dar sentido à violência do quotidiano.
CiBM – Masterclass Meryem-Bahia Arfaoui
A realizadora Meryem-Bahia Arfaoui partilhará o seu percurso, a sua prática, as suas intuições e os encontros que alimentaram o seu trabalho.
Encontro franco-português : Do filme à série
Desde o início dos anos 2000 e da Quality TV, as séries passaram a ser consideradas como uma prática artística de pleno direito. De facto, o que aconteceu com a fotografia aconteceu com as séries: a pintura deixou de ser o único meio a reivindicar o direito de reproduzir a realidade através de imagens. Parafraseando Clausewitz, as séries também continuam a arte do cinema por outros meios. A 10 de Outubro, o Institut Français de Lisboa organizou um debate entre profissionais portugueses e franceses sobre o tema ‘Do Filme à Série’. Esta iniciativa abriu perspectivas de colaboração bilateral. Agora no âmbito do Porto/Post/Doc, Adrienne Frejacques, diretora de programas do canal ARTE estará presente, bem como o argumentista Vincent Poymiro que falará sobre o seu processo de trabalho. A programadora Carole Desbarats, responsável pelas jornadas, modera as duas partes deste programa dedicado a estudantes de Cinema, bem como a profissionais de Audiovisual.
Nov 28, 10:00, Batalha Centro de Cinema – Sala 2
Conversa/Apresentação de Adrienne Frejacques · Talk/Presentation by Adrienne Frejacques
Apresentação conduzida pela responsável do departamento de desenvolvimento de séries da ARTE, Adrienne Frejacques, onde se propõe uma jornada de reflexão, centrada no testemunho e na análise. Trata-se de um estudo de caso baseado na série “Le Monde de Demain”, premiada no Festival Internacional ‘Series Mania’.
Nov 28, 14:15, Batalha Centro de Cinema – Sala 2
O Mundo de Amanhã · The World of Tomorrow
Hélier Cisterne, Katell Quillévéré – França France, 2022, FIC, 52′
Os anos 80. Os primórdios do hip-hop francês são contados através do nascimento do mítico grupo NTM, da bailarina e grafitista Lady V, do percurso do DJ pioneiro Dee Nasty e da sua companheira Beatrice, uma jovem parisiense rebelde.
Atelier de Vincent Poymiro · Vincent Poymiro’s Atelier
A série “Le Monde de Demain” foi desenvolvida através da colaboração dos dois criadores de séries com dois realizadores da indústria cinematográfica francesa, Hélier Cisterne e Katell Quillévéré. Esta experiência de colaboração poderá servir como reflexão sobre a criação audiovisual contemporânea.