Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

OCCAM OCEAN de Éliane Radigue

Concerto
Em diálogo com o trabalho de Leonor Antunes, apresentamos obras instrumentais da compositora francesa Éliane Radigue (n. 1932), numa interação subtil mas surpreendente que acontece quando o trabalho das duas artistas coexiste no mesmo espaço.

Éliane Radigue, conhecida pela sua música eletrónica abstrata e intemporal, continua a inspirar novas gerações de artistas.

As peças que apresentamos neste programa foram selecionadas de OCCAM OCEAN, o seu vasto ciclo de mais de 90 obras, sendo cada uma delas baseada numa imagem de água,  gerando vibrações hipnotizantes.

A ideia para esta série surgiu da memória da compositora de um mural no qual se encontrava representado o amplo espetro de ondas eletromagnéticas mensuráveis, das mais ínfimas às de maior amplitude. A comparação com o movimento da água, das correntes oceânicas mais profundas às mais pequenas e cintilantes ondulações, foi, gradualmente, conduzindo Radigue das formas de ondas fluidas para as formas das vibrações sónicas.

Os concertos no CAM contarão com a participação de artistas de renome que colaboraram originalmente com a compositora, apresentado instrumentos familiares e também outros mais invulgares. Estas sessões incluem peças para violino, harpa, birbynė e címbalos.

 

No âmbito do programa MaisFRANÇA.

Música