Três companhias francesas no Festival de Almada
O Festival de Almada é um dos maiores festivais de artes performativas em Portugal. Fundado em 1984 e organizado pela Companhia de Teatro de Almada e pela Câmara Municipal de Almada, recebe companhias de todo o mundo, reservando uma parte importante da sua programação às produções internacionais.
Minuit – Yoann Bourgeois
13.07 e 14.07 – Teatro Benite – Almada
Minuit é um projecto concebido por um artista de circo para um teatro. Esta é uma nuance importante porque a noção de teatralidade que está no centro da abordagem é tratada com a máxima materialidade. Minuit reinventa-se em cada um dos teatros onde é apresentado, como se a cenografia em que a peça se insere fosse adaptável a cada palco.
Optraken – Galactik Ensemble
14.07 – Escola António da Costa – Almada
Com o espectáculo Optraken, o Galactik Ensemble afirma-se no panorama circense com uma prática singular de acrobacia. Resultado de um processo de escrita que envolveu cinco corpos e outras tantas mentes, esta primeira criação, que teve um grande sucesso, mostra os cinco artistas a lidar com uma série de dispositivos que saem da sua imaginação partilhada. Com humor e inventividade, exploram uma situação física específica: a recuperação do equilíbrio após um momento de instabilidade.
Ulysse de Taourirt – Nomade in France Company
16.07 – Escola António da Costa – Almada
Ulysse de Taouirt é apresentado como uma ficção documental sobre o pai do realizador Abdelwaheb Sefsaf, apelidado de Ulysse de Taouirt. Situado nos subúrbios exiguos de Lyon, este espectáculo, que é um cruzamento entre teatro e música, questiona a imigração dos anos 50 e o sonho de regressar.