Saltar para o conteúdo principal
pt
A carregar Eventos

LEFFEST’22 – Lisbon & Sintra Film Festival

Cinestas, atores, um arquiteto e numerosos filmes franceses
  Evento passado
De 10 a 20 Novembro 2022

Este ano, o LEFFEST conta com um programa que inclui a presença de alguns dos mais importantes realizadores franceses da actualidade:
Olivier Assayas, que será o presidente do júri do festival e apresentará, numa projecção única em sala, a sua mini-série para a HBO, Irma Vep;
na Selecção Oficial, os realizadores e artistas Clément Cogitore (que estará em Competição com Goutte d’Or), e Dominique Gonzalez-Foerster, que apresentará o filme Christophe… Définitivement, sobre o cantor Christophe, que estreou em Cannes 2022;
Brigitte Sy, de quem veremos o filme Les Mains Libres, seguido de conversa com a realizadora;
Lola Frederich, que nos apresentará o filme co-realizado com Martin Sarrazac, The Sound Before The Fury, sobre o saxofonista Archie Shepp e a rebelião na prisão de Attica, que o músico evoca no seu álbum Attica Blues.

Terão ainda a oportunidade de assistir a uma conversa com o actor Melvil Poupaud, sobre o seu percurso no cinema, intitulada “De Raúl Ruiz a Woody Allen”. Poupaud, que se estreou aos 11 anos no filme de Raúl Ruiz, La Ville des pirates, e viria a colaborar em várias das suas obras, trabalhou com vários nomes incontornáveis do cinema, como Éric Rohmer, Roman Polanski, François Ozon, Mia Hansen-Love e Xavier Dolan, e está nesta altura a trabalhar com Woody Allen, no novo filme do realizador americano, Wasp 22. No fim da conversa será projectado o filme de Raúl Ruiz, com Melvil Poupaud, Combat d’ Amour en Songe, produzido por Paulo Branco e filmado no Palácio da Regaleira, em Sintra.

Rudy Ricciotti é um dos mais importantes arquitectos franceses da actualidade. De entre os seus trabalhos, destacam-se o MuCEM (Museu das Civilizações Europeias e Mediterrânicas), em Marselha (2012); o Estádio Jean Bouin, em Paris (2013); a Estação de Caminho de Ferro de Nantes (2019); a Phillarmonie Nikolaisaal, em Potsdam, na Alemanha (2000); a Ponte da Paz, em Seoul, na Coreia do Sul (2002), e o Centro Internacional de Arte e Cultura “La Boverie”, em Liège, na Bélgica (2016). Recebeu o Grande Prémio Nacional de Arquitectura em 2006 e 2007; foi condecorado com a Ordem das Artes e das Letras, em 2013; a Medalha de Ouro da Academia do Arquitectos, também em 2013, e o Prémio Internacional “I Maestri dell’Architettura”, atribuída pela Associação Internacional para Arqueologia Clássica, em Roma, Itália (2018), entre outras distinções. Estará no LEFFEST para uma conversa que terá por título “L’Architecture est un sport de combat”, título de um livro seu, onde falará da sua visão da arquitectura e da profissão do artquitecto. A conversa será seguida da projecção do filme The Fountainhead, de King Vidor.

Será evocado também o centenário da morte de Proust, numa conversa com o actor John Malkovich, que precederá a exibição da obra-prima de Raúl Ruiz que adapta a obra-prima de Proust, Le Temps retrouvé, na qual Malkovich interpreta o Barão de Charlus.

Cinema