Débats au Palais de Santos
25 Março 2021 (15:00)
ACEDER AO EVENTO AQUI
Débats au Palais de Santos
Igualdade entre mulheres e homens em tempo de pandemia
A Embaixada de França em Portugal e o Institut français du Portugal convidam-vos, na quinta-feira 25 de março das 15h às 16h30, para um encontro entre pensadoras francesas e portuguesas sobre o tema da “Igualdade entre mulheres e homens em tempos de pandemia”.
Esta iniciativa de debates e encontros franco-portugueses revive uma tradição da Embaixada de França em Portugal, que, no início dos anos 90 e durante um período de quase 15 anos, organizou uma série de conferências públicas sobre temas de interesse comum para os nossos dois países, juntamente com o “Cercle Voltaire”, composto por personalidades francesas e portuguesas de renome, incluindo o atual Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
O objetivo do ciclo “Débats au Palais de Santos” é de favorecer, especialmente nos jovens portugueses, a reflexão sobre os grandes temas do nosso tempo. Os debates terão um formato dinâmico, com intervenções curtas e muitas perguntas e respostas, para uma verdadeira troca de ideias com o público. Alunos de 11º ano oriundos de várias escolas do país participarão do debate, que também estará aberto a todos.
A prestigiada historiadora Irene Pimentel, curadora dos “Débats au Palais de Santos”, convidou para esta primeira sessão:
- Lígia Amâncio, socióloga e professora catedrática reformada do ISCTE, especialista em questões de género
- Hélène Périvier, economista no Observatoire français des conjonctures économiques de Sciences Po, autora do livro L’économie féministe
- Maria Manuel Mota, diretora do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, laureada de vários prêmios nacionais e internacionais, que se descreve como uma cientista feminista
- Florence Apparailly, diretora de uma equipa de investigação no INSERM (Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale), sobre bioterapia, em Montpellier, membro da associação Femmes et sciences.
Lígia Amâncio e Hélène Périvier conversarão sobre o impacto da crise pandémica sobre a igualdade de género em França e em Portugal. Seguem-se Maria Mota e Florence Apparailly que debaterão a situação das mulheres no campo da investigação em saúde, e apresentarão iniciativas para uma sociedade mais igualitária.
PROGRAMA
15h – 15h10 : Abertura
Florence Mangin, Embaixadora de França au Portugal
Irene Pimentel, curadora dos Debates do Palácio de Santos
15h10 – 15h30 : O impacto da pandemia sobre a igualdade mulheres-homens, em Portugal e em França
15h10 – 15h20 : Lígia Amâncio, Socióloga, professora catedrática do ISCTE, especialista em questões de género
15h20 – 15h30 : Hélène Périvier, economista no Observatoire français des conjonctures économiques de Sciences Po, autora do livro L’économie féministe
15h30 – 15h50 : A igualdade mulheres-homens no meio da investigação em saúde
15h30 – 15h40 : Maria Manuel Mota, Directora do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, laureada de vários prêmios nacionais e internacionais, que se descreve como uma cientista feminista
15h40 – 15h50: Florence Apparailly, Directora de uma equipa de investigação no INSERM (Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale), sobre bioterapia, em Montpellier, membro da associação Femmes et sciences.
15h50 – 16h: Debate entre as oradoras
16h – 16h30 : Perguntas e respostas com o público
Moderado por Irene Pimentel