Skip to main content
pt

A noite das Ideias 2024

Joana Bértholo, António Pinto Ribeiro, Isabela Figueiredo, Rui Tavares, Susana Peralta, Irene Pimentel, Telma Tvon, Mynda Guevara, Nastassja Martin, Pierre Crétois e muitas outras personalidades de renome estiveram presentes para debater o tema “Linhas de falha – Imaginar futuros inéditos” durante a Noite das Ideias 2024, que teve lugar no dia 23 de setembro, das 18h às 00h, no Teatro São Luiz, em Lisboa.

No dia 23 de setembro de 2024, o Teatro São Luiz, em Lisboa, foi palco de uma noite de reflexão e intercâmbio com a realização da Noite das Ideias, que reuniu pensadores, artistas, escritores, historiadores, performers e poetas franceses e portugueses. O tema central desta edição foi “Linhas de falha – Imaginar futuros inéditos”, e abordou os desafios e as oportunidades para construir novos caminhos em tempos de incerteza.

Nesta edição, os participantes refletiram sobre os pontos de rutura que desafiam as dicotomias estabelecidas entre Privado/Público, Homem/Mulher, Natureza/Cultura, Particular/Universal e Humano/Não-Humano. A noite foi uma oportunidade para pensar novas ferramentas conceituais e imaginar formas de construir um mundo mais inclusivo, justo e sustentável.

A noite começou com uma performance poética intitulada “Falha, todo falha” por Esteban Feune de Colombi.. Seguiram-se duas conferências inaugurais, com o filósofo Pierre Crétois, que falou sobre uma política de bens comuns, e a bióloga Cristina Brito, que abordou o desconforto mútuo entre humanos e animais.

Após a sessão de abertura, os participantes puderam escolher entre três percursos temáticos:

Percurso 1 – Emancipação (Sala Bernardo Sassetti): Este percurso incluiu uma mesa redonda sobre a relação entre o particular e o universal, com a presença de Pedro Cardim, Victor Pereira e Irene Pimentel. Seguiu-se um diálogo sobre identidade e hibridação com Telma Tvon e António Pinto Ribeiro, além de um ateliê sobre as ligações entre o mar e a história, conduzido pelo Projeto 4-Oceans, e de um diálogo sobre as catástrofes “naturais” com o historiador Rui Tavares e o geofísico Éric Calais.

Percurso 2 – Apegos (Sala Luis Miguel Cintra): Este percurso explorou as relações entre humanos e não-humanos e questionou a dicotomia entre Natureza e Cultura. A mesa redonda reuniu Isabela Figueiredo, Nastassja Martin, Dorsène e Cristina Brito para discutir a interseção entre natureza e cultura. Seguiu-se um diálogo e uma performance de Joana Bértholo e Ryoko Sekiguchi.

Percurso 3 – Comum (Sala Luis Miguel Cintra): Questões relacionadas com o comum e a propriedade privada foram debatidas por Pierre Crétois e Susana Peralta, com moderação de Sandra Monteiro. O debate prosseguiu com interpelações sobre o confronto entre o privado e o público, conduzidas por António Brito Guterres e Julia Albani.

O encerramento foi marcado por uma performance poética de Dorsène, seguida de um concerto de Mynda Guevara, que trouxe o melhor da música rap contemporânea.

Durante a noite, foi possível participar em atividades paralelas, como o Ateliê Pitch Clima, organizado pela Associação Transitar. No foyer, a Livraria da Noite vendeu livros dos oradores da Noite das Ideias, com títulos em francês e português relacionados com o tema “Linhas de Falha”.

A Noite das Ideias 2024 no Teatro São Luiz foi uma noite única de reflexão, diálogo e criação artística, aberta a todos os que desejavam explorar novas formas de pensar e imaginar o futuro.

 

©EGEAC – Teatro São Luiz, Pedro Rosário Nunes

Debate de ideias Espectáculo ao vivo Livro Música